terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Welcome to Russia

Привет! (le-se Priviet e significa Ola)

Estou de volta! E finalmente vou postar pela primeira vez desde que cheguei aqui. Entao vou fazer um resumo desses primeiros dias. Apenas desconsiderem a falta de acentuacao nas palavras, pois estou usando um computador russo.

A Chegada
Cheguei em Omsk dia 20 de Janeiro por volta das 17:00 (horario local), temperatura - 23C, e no aeroporto haviam alguns membros da AIESEC local, que estavam ansiosos aguardando a minha chegada. Quando sai do aeroporto pude sentir na pele a sensacao de estar em temperatura abaixo de zero. Assim que respirei por alguns minutos aquele ar seco e gelado tive a sensacao que minhas narinas estavam cheias de gelo, como eu estava sem luvas meus dedos adormeceram. Foi uma sensacao de desconforto, no entanto fiquei muito feliz, pois finalmente havia conquistado o objetivo de pisar em um solo estrangeiro.

Sendo recebido pela AIESEC Omsk.
Depois partimos de carro para a casa da Katya, que me hospedou nos primeiros dias. Na casa dela fomos recebidos com cha quente e chocolate, depois ficamos conversando enquanto eu distribui alguns presentes para as meninas, que ficaram encantadas com os artesanatos que eu levei, todos feitos pela minha irma. 
Mais tarde fiz a primeira refeicao em solo russo: batata cozida, salada de legumes com maionese (similar a brasileira), peixe cozido e pao. Para minha sorte tudo estava com bastante cebola, imaginem a minha cara de "QUE DELICIA". Como de costume reclamei um pouco, separei algumas cebolas e depois comi, pois realmente estava bom. Em seguida tomei um banho bem quente e finalmente pude descansar das 32 horas de viagem de Campinas ate Omsk.

Primeiras Impressoes
O que mais me impressionou nesses primeiros dias, sem duvida nenhuma foi a neve, afinal eh tudo novo para mim. A cidade inteira esta branca de neve, casas, parques, carros, e ate as pessoas quando ficam muito tempo na rua. Por causa da neve o transito fica um pouco confuso, e eu ainda nao consegui me situar aqui, por isso tem sempre alguem andando comigo. 
Quando saio na rua eh uma comedia, todo mundo fica me olhando, me admirando, me achando estranho ou sei la. Afinal eh notavel que sou um estrangeiro. Nos primeiros dias nao gostei muito disso, e confesso que fiquei ate com receio disso. Mas agora ja me acostumei e percebi que eles olham mesmo eh por curiosidade, para saber quem eu sou, de onde eu vim e o que estou fazendo aqui. De vez em quando eu aceno e dou um sorriso ou tento comprimentar em russo dizendo "Sdravstuite" ( Здравствуйте), que eh um "Ola" mais formal em russo. Quando ouvem a minha pronuncia a maioria acha engracado e sorri, mas eh impossivel estabelecer uma conversa porque meu vocabulario russo ainda eh muito limitado e nas ruas quase ninguem fala ingles por aqui. Quer dizer, entre o jovens bastante gente sabe ingles, mas eles ficam intimidados em falar em ingles com quem eles nao conhecem. 
No segundo dia aqui eu fui com minha "buddy" Lera na Universidade que ela estuda. O "buddy" eh uma especie de companheiro que eh responsavel pela seguranca e conforto do intercambista e tambem deve acompanha-lo sempre que possivel. Chegando na universidade aconteceu a mesma coisa, todo mundo me olhando. No inicio minha conversa estava direcionada  a apenas tres pessoas, que sao membros da AIESEC, percebi que tinha bastante gente prestando atencao, mas pensei que eles nao falassem ingles. Aos poucos foi chegando mais gente, ai mostrei algumas moedas brasileiras que eu tinha comigo e foi o suficiente para quebrar o gelo e fazer com que eles perdessem a intimidade de falar ingles, no final eu havia conhecido mais um monte de pessoas novas e pude perceber que apesar de terem uma expressao mais fechada os russos sao muito amigaveis, so precisam que voce se mostre amigavel e quebre o gelo.
Alem de serem amigaveis descobri que os russos sao tambem hospitaleiros, principalmente o povo siberiano. Todo lugar que eu chego sou muito bem recebido, todos me tratam com muito respeito, o pessoal da AIESEC sempre preocupado comigo, a familia que esta me hospedando eh gente finissima. Enfim, nao sei se eu consegueria dar o tratamento que eu estou recebendo aqui pra eles ai no Brasil. E isso tem me ajudado muito a me adaptar por aqui nesses primeiros dias e acaba amenizando a saudade de casa e da familia.

Caminho para casa.
Pisando na neve pela primeira vez.
 O Trabalho
 O trabalho comecou cedo por aqui. No dia seguinte apos a minha chegada ja fui conhecer a escola, alguns alunos e os professores que irao me auxiliar. Me apresentei para duas turmas diferentes, entre 12 e 16 anos, e expliquei o que iria fazer por la durante as proximas 6 semanas. Esse dia foi mais para apresentacoes e para minha sorte as criancas demonstraram interesse. Como na Universidade, na escola as criancas tambem ficaram intimidadas no inicio e nem todo mudo queria falar ingles, de novo teve um quebra gelo, dessa vez foi a bandeira do Brasil que eu levei comigo. Quando as criancas descobriram que eu era brasileiro e que iria falar com eles sobre a nossa cultura, ficaram todas empolgadas e ficaram muito interessadas no que eu tinha para falar. No final quando eu estava indo embora, a noticia de que tinha um estrangeiro na escola havia se espalhado e no corredor varias criancas estavam me esperando e querendo falar comigo. Minha primeira visita havia sido um sucesso!
Ontem comecei com as apresentacoes, sao duas apresentacoes por dia com 1:30 hr de duracao. Essa semana estou falando sobre o Brasil de uma maneira geral, na proxima semana vou falar sobre outro tema, algo sobre "Herois" brasileiros, pessoas que lutaram pela liberdade  e direitos do povo.
Ate agora foram quatro apresentacoes, e tudo esta indo muito bem. As criancas ficam meio intimidadas no comeco, mas no final todos querem me fazer perguntas, me convidar para fazer alguma coisa na cidade e querem tirar foto comigo. Estou conquistando varios fans na escola, todos estao adorando a ideia de ter um amigo brasileiro.

Local de trabalho








Primeiro dia de aula

Sobre a cidade nao posso falar muita coisa, pois ainda nao fiz nenhum passeio por aqui. Fui apenas em um restaurante fast-food e em um barzinho. Mas dia 31 vai chegar mais um intercambista da China e entao  tera uma festa de boas vindas para nos e vao nos levar em um passeio turistico pela cidade.


Por enquanto eh isso.


Abraco a todos!





 

 




4 comentários:

  1. Oi tô morrendo de saudades de você.Adorei a postagem, parece que você está muito feliz e se você está feliz eu também fico feliz. Boa sorte. Um grande beijo e um abraço bem quentinho.

    Rosiane.

    ResponderExcluir
  2. Esse Robson é um figura uhauahauah, olha a felicidade dele no meio das Russas uahauhuahaua, e Robinho vc é um orgulho pra todos nos com certeza vc merece tudo de bom que esta acontecendo em sua vida.

    Parabens amigão.

    Saudades....

    ResponderExcluir
  3. Querido Rocky Balboa ...

    Estamos torcendo por vc. força ae. Mostra pra essa gringaiada que não vê sol há 1 milhão de anos, o quanto vc é especial.
    Show. Curti as fotos. O pé dentro da neve ...
    E para de implicar com cebola ... é bom por b...(vc completa ae ... he he he)
    Vai escrevendo, que atiçou minha curiosidade.

    Abraços e volta logo krai....

    Percy

    ResponderExcluir
  4. ae play , valeo mesmo hem achei que nao ia parça é isso mesmo corre atras do que é seu , irmazao to loko pra chegar aki com suas historias e novidades parabens , ha acho que chega a tempo pro meu niver. o pessoal di casa ta perguntando se tenho noticias suas, me manda fotos pra eu mostrar pra eles. ha ia me esquecendo ja contou pra eles a historia do trator rsrsrsr
    felicidades ae peixe grande (o filme)

    ResponderExcluir