terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Russia is waiting for me

Estou indo para a Rússia fazer meu primeiro intercâmbio, então resolvi fazer este blog para contar a minha experiência por lá. Além de atualizar a família e os amigos no Brasil, espero incentivar outros jovens a fazerem um intercâmbio, pois acredito que é uma experiência inesquecível que trará muito conhecimento profissional e pessoal.

 O Início
Sempre tive a ideia de intercâmbio em mente, no entanto nunca pensei em ir para Rússia, por ser um país muito distante, gelado e também porque não falo uma palavra em russo. Queria ir para um país mais "cool", onde eu pudesse treinar o meu inglês. Mas ao me deparar com o seguinte anúncio, minha opinião sobre a Rússia e todo o meu conceito sobre intercâmbio começaram a mudar:


Após ficar sabendo dessa oportunidade oferecida pela AIESEC e de conversar com alguns membros que já passaram pela experiência de intercâmbio, decidi que queria fazer um intercâmbio diferenciado, não só com o intuito de aprimorar um idioma, que era o meu objetivo anterior, mas um intercâmbio com diversas possibilidades de desenvolvimento pessoal, pois além de melhorar meu inglês eu teria a possibilidade de me desafiar, conhecer uma nova cultura, desenvolver habilidades de liderança e organização, trabalhar em uma equipe multicultural e fazer trabalho voluntário, que é uma experiência muito gratificante.  Com isso em mente enviei meu currículo para o pessoal da AIESEC e aguardei o contato. 
Após algumas semanas de expectativas, contatos e entrevistas em inglês recebi a notícia de que havia sido aprovado em um projeto na Rússia, mais precisamente na cidade de Omsk na Sibéria, para trabalhar com adolescentes fazendo apresentações culturais sobre o Brasil e ajudando-os a aprender Inglês. 
YEAH!!! Imaginem a minha cara de felicidade quando soube disso. PUTS!!! Imaginem agora a minha cara de desânimo quando me dei conta que seria na Rússia, aquele lugar distante e frio (-30ºC na cidade de Omsk). Para ajudar, eu não falo russo, detesto o frio, se bebo mais que três doses de vodka passo mal. E agora??? Bem, o russo  eu aprendo, para o frio eu uso as roupas adequadas e a vodka é só eu não beber demais, portanto problema resolvido. O importante é que vou para a Rússia fazer algo diferente.

O Projeto 
 Vou trabalhar em um projeto chamado "Young and Perspective" que tem como principal objetivo desenvolver um senso de tolerância racial entre crianças e adolescentes de escola  através de palestras e workshops em que serão apresentadas a cultura, a história e a situação atual de outros países. Além disso, as crianças também receberão aulas de inglês e serão abordados temas relevantes como liderança, globalização, responsabilidade social entre outros.


Meu trabalho será ir nas escolas apresentar palestras sobre a cultura brasileira, preparar e ministrar aulas de inglês, fazer atividades e dinâmicas para desenvolver a visão cultural das crianças e incentivar discussões sobre alguns problemas globais que as crianças tiverem interesse.
Para desenvolver esse projeto estão escalados quatro intercambistas de diferentes nacionalidades, um japonês, um chinês, uma tcheca e eu brasileiro. Parece que até o dia 20 de Janeiro, quando iniciará oficialmente o projeto, terá mais um intercambista de algum lugar do mundo para se juntar a nós,  e receberemos suporte de cinco russas que são as responsáveis pelo projeto. Será uma equipe multicultural e com o estrogênio predominando, já que a maioria é mulher. Não sei se isso será bom ou ruim, mas sei que estou ansioso para conhecer pessoalmente essa equipe.

Bom, já está bom por hoje, para um primeiro post acho que escrevi até demais, mas é que demorei para criar coragem de fazer o blog e queria contar tudo. Na verdade ainda faltam algumas coisas para serem contadas, como os preparativos para a viagem, onde vou ficar, detalhes sobre a cidade, etc...mas deixarei para o próximo post. Embarco dia 18 de Janeiro nesta aventura, enquanto isso fico na expectativa contando os dias, afinal a Rússia está me esperando.

  Abraço a Todos!
 
 




 






 

5 comentários:

  1. É isso ai Robinho russia na veia, boa sorte pra vc nesta nova empreitada e vc vai ver, tudo dara certo pois vc merece, so toma cuidado com a vodka com as russas com os hostel e com os skin heads uahauahauahauahuah no mais ta tudo tranquilo, boa sorte irmão.

    t+

    ResponderExcluir
  2. Muitooo bem....eeee vc merece e vai ocorer tudo bem tenho certeza disso.....Parabéns lutou e conseguiu....Há não esqueça do meu floquinho de neve kkkkkk....Beijos vai com Deus!!!!!....Se cuida lá hein kkkk... ASS: LYGIA SAMPA!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ronaldo dias de pauda21 de janeiro de 2011 às 18:45

    Boa sorte Robison, aproveite o maximo para aproveitar esta oportunidade em sua vida seja feliz, cumpadre.

    ResponderExcluir
  4. Olá querido primo!

    Fico feliz que consegui realizar seu sonho e de te ver feliz.

    Boa sorte ! Estamos com saudade também.

    ResponderExcluir
  5. Oi Robson!!!! Fico muuuito feliz que voce esteja se adaptando aí! Certamente será uma experiência inesquecível.. Muuuito boa sorte! grande abraço, Silvia - Hit

    ResponderExcluir